OGC - Open Geospatial Consortium

OGC

A OGC é uma organização de escala mundial, cujos membros (439 ) estão afetos a entidades públicas, académicas e ao setor privado. Mais especificamente, encontram-se entre os seus membros, vendedores de software SIG – Sistemas de Informação Geográfica, fornecedores de informação geográfica, integradores de tecnologia, bem como prestadores de serviços geoespaciais.

A OGC concentra-se no desenvolvimento de normas (standards) internacionais para a interoperabilidade geoespacial, aprovados por consenso dos seus membros, que ao serem implementados em produtos geoespaciais quer de código aberto como comerciais, garantem desde logo uma base interoperável para inúmeras e distintas organizações. Tem como missão também, servir como um fórum para a colaboração de programadores e utilizadores de produtos e serviços de dados espaciais.

A organização é acima de tudo o pilar da interoperabilidade que enriquece o desenvolvimento e implementação de tecnologia geoespacial, independente de qualquer aplicação ou plataforma, sendo que a informação geográfica é consequentemente mais disseminada e mais útil, com ganhos económicos e científicos importantes.

As normas que a organização reflete vão desde a aviação até à pesquisa universitária, passando por construção em ambiente 3D, inteligência defesa, geociências e ambiente, gestão de desastres e emergências, infraestrutura de dados espaciais, serviços de localização e internet móbil e redes de sensores.

Algumas das normas utilizadas no “ecossistema” geoespacial são entre outras:

WMS – Web Map Service

WFS- Web Feature Service