O módulo de Plantas de Localização que disponibilizamos foi desenvolvido, na sua 1ª versão, no âmbito da Operação + MARia*, com o objectivo primeiro de emitir plantas para a instrução de processos de obras, apresentados por empresas e particulares.
A acessibilidade à informação geográfica, disponibilizada para o efeito, ficou mais facilitada, dando lugar a uma simplificação de processos quer internos quer externos e uma total autonomia por parte dos utilizadores.
A informação geográfica disponibilizada nessa primeira fase resumia-se à cartografia de escala 1/10000 e 1/2000 agregada com a 1/5000.
Posteriormente, a aplicação foi reformulada e melhorada no âmbito do projeto internacional STORM CLOUDS, o qual objetivava entre outras questões a migração de serviços públicos para a nuvem. O serviço foi então melhorado de forma a dar cumprimento aos requisitos do projeto bem como às sugestões dadas pelos stakeholders.
É hoje um serviço simplificado em quatro passos, com funcionalidades que permitem responder a multiplas solicitações e finalidades.
O serviço público - Plantas de Localização é disponibilizado ao cidadão por computação em nuvem e integra já, além da cartografia prevista na primeira fase, informação relativa ao Plano Diretor Municipal e ao Plano de Defesa da Floresta Contra Incêndios, necessária para a instrução de processos no âmbito do Regime Jurídico aplicável às Ações de Arborização e Rearborização - RJAAR.
*programa de Modernização Administrativa dos Municípios da Ria -- Programa Operacional do Centro – Mais Centro
- Log in to post comments