Contagem de tráfego

Submitted by admin on Qui, 07/13/2017 - 12:15

O serviço - Tráfego que disponibilizamos sob a temática de Dados Abertos foi desenvolvido nas Oficinas de Dados Abertos que Águeda tem vindo a organizar anualmente.

Este serviço é o resultado de um dos desafios colocados aos participantes, ou seja a construção de um visualizador WebSIG que consumisse os dados provenientes de radares Doppler, que efetuam contagem de tráfego em vários pontos do concelho.

Apesar de ser um serviço ainda em desenvolvimento já mostra a média do número de veículos (duas rodas, carros, carrinhas, camiões e camiões longos) que ocorre numa determinada hora em associação a um determinado dia da semana num local especifico da rede viária municipal.

Este trabalho cumpre com o que expectámos quando da libertação de dados para o dominio público, ou seja a construção de soluções e produtos que tragam valor acrescentado à nossa comunidade. Neste caso, o resultado tem uma perspetiva bastante visual, considerando que os dados em bruto são escritos numa tabela.

Em aberto mantêm-se, para estes dados, o desafio de se construir outros produtos visuais que valorizem os dados levantados, como gráficos e infografias sobre os valores de velocidade, tipologia de tráfego e épocas de contagem.

Um agradecimentos especial ao Prof. Dr. Jorge Gustavo Rocha que liderou o grupo de trabalho e desenvolveu o código da aplicação.

Um agradecimento a todos os que participam nas oficinas e produzem muito trabalho, de forma altruísta, em prol da nossa comunidade.

Autocolante