Iluminação Pública no Concelho de Águeda

Submitted by admin on Seg, 02/18/2013 - 12:02

ip

No âmbito do projeto de poupança energética promovido pela Câmara Municipal de Águeda, foi efetuada a georreferenciação da iluminação pública do concelho. O projeto, neste particular, objetiva a gestão racional do serviço de iluminação pública, otimizando os gastos, considerando o cadastro existente, as zonas com excesso bem como com défice de iluminação.

Com recurso a um recetor gps, foram recolhidas as localizações dos suportes das luminárias e postos de transformação (PT), bem como atributos associados, nomeadamente o tipo de lâmpada, número de luminárias por poste, o género de luminária e o nome do PT. Depois de armazenada em base de dados, a informação geográfica está disponível no serviço WebSIG Infraestruturas, acessível a partir do Geoportal da autarquia em:

Para a respetiva visualização o utilizador terá que colocar o mapa a uma escala mínima de 1:5000 e selecionar o item “Luminárias” e “Postos de Transformação”, podendo também optar por uma visualização com ou sem ortofotomapas.

Após análise das luminárias sobre a rede viária e edificado, foi tomada a decisão de desligar luminárias em zonas com excesso de luz, assegurando sempre a iluminação necessária para cruzamentos ou entradas de habitações, de forma a que a redução não prejudique os cidadãos. Para tal, notifica-se a EDP relativamente aos pontos de luz a desligar, através de mapas descritivos de cada zona (exemplo, imagem 3). A EDP, por sua vez, dirige-se ao local e desliga as luminárias propostas, inserindo no respetivo poste um autocolante informativo com o titulo “ foco desligado”(imagem 4).

Na sequência do trabalho realizado, está já a ser cadastrada a rede que conecta as luminárias aos postos de transformação, com o objetivo de compreender a influência da falha ou interrupção de um PT numa determinada zona, nomeadamente o número de pessoas e arruamentos afetados (imagem 5).

O levantamento da iluminação pública foi um trabalho desenvolvido pela Unidade Técnica de Sistemas de Informação Geográfica e pela Divisão de Manutenção de Edifícios e Equipamentos Municipais da Câmara Municipal de Águeda.