PARNET TIC 2 Reuniu Em Águeda Pelo Futuro Do Emprego Verde

Submitted by admin on Sex, 02/20/2015 - 16:50

 

 

comite

 

Os dias 14 e 15 de janeiro ficaram marcados pelo encontro em Águeda do II Comité de Pilotagem do projeto PARNET-TIC 2, parceria no âmbito do Interreg-SUDOE.

Foi na sequência desta parceria, que envolve as novas tecnologias, o meio ambiente e o emprego em meio rural, que Águeda recebeu os parceiros de projeto da Diputación de A Coruña, Diputación de Almeria, Diputación de Huesca e da Câmara de Agricultura de Lot e Garonne para as jornadas de coordenação e desenvolvimento do projeto que tiveram lugar na sala polivalente da Biblioteca Municipal Manuel Alegre.

A iniciativa contou ainda com um evento paralelo de formação aberto a todos os interessados no Espaço Cidade (em frente ao Hospital) com formação prática sobre instalação de pomares e poda de mirtilos, um setor de produção em franco crescimento e que tem cativado o interesse de diversos produtores no Concelho de Águeda.

No segundo e último dia da iniciativa, decorreu um Seminário que contou com diversas apresentações técnicas, com temáticas desde a produção de mirtilos ao ar livre (Sílvia Lemos, AGIM), as tecnologias open source de apoio ao empreendedor agroflorestal (Miguel Tavares, CM Águeda), passando pela perspetiva dos apoios no contexto de Portugal 2020 (Regina Lopes, ADICES), bem como a apresentação do exemplo das Casas de Xisto (Francisco Trindade, Quinta do Salgueiro).

Já após o seminário e na conferência de imprensa de fecho da iniciativa, o Presidente da Câmara Gil Nadais salientou que "a iniciativa de incentivo à agricultura insere-se numa estratégia de diversificação e reforço dos setores de atividade económica no concelho de Águeda considerando uma conjuntura desfavorável na criação de emprego noutras áreas tradicionalmente fortes em Águeda". O envolvimento da autarquia nesta rede transeuropeia foi justificado "pela necessidade de aprendermos com quem já trilhou outros caminhos, mas também para encontramos as melhores soluções conjuntas, bem como para partilharmos muito do que sabemos".

O projeto PARNET-TIC 2 enquadra-se na aposta que Águeda tem vindo a fazer de dotar o município com infraestruturas tecnológicas que permitam melhorar a disponibilização de informação. Por outro lado, a autarquia quer apoiar o empreendedorismo que está a ser feito pelos seus próprios cidadãos nas áreas agrícola, florestal, turística, entre outras, em espaço rural, e no conjunto de serviços que lhes estão associados. Como tal, a autarquia oferece um conjunto de ações e serviços que facilitem as suas tarefas, através de ações formativas, da disponibilidade de canais agregadores e disseminadores de informação e de ferramentas tecnológicas. Destaque para o facto do Concelho de Águeda ter 13,6% do seu território afeto a espaços agrícolas e 58,7% a espaços florestais.

Sendo um projeto aberto necessita da colaboração dos empreendedores e entidades locais (e da região) para o tornar mais rico e dirigido às suas necessidades efetivas.