O PARNET TIC 2, está a organizar o evento “ Cooperar “, que objetiva partilhar saberes, projetos e experiências na área do cooperativismo. O evento será realizado no Salão de Chá / Pavilhão de Caça da Alta Vila, na cidade de Águeda.
Este evento surge na órbita do projeto PARNET TIC 2, um projeto internacional, que envolve além de Águeda, as Deputaciones espanholas de A Coruña, Almeria e Huesca, e a francesa Chambre d´Agriculture de Lot-et-Garonne. O projeto objetiva a aproximação dos espaços rurais aos mercados de trabalho através das tecnologias de informação e comunicação, orientando as suas ações para o meio ambiente e o fomento do emprego.
Neste contexto, Águeda tem promovido ações de formação e divulgação que impulsionam a transmissão de conhecimentos para com os cidadãos interessados, empreendedores locais e entidades que operam no território, como as autarquias, IPSS – Instituições Particulares de Solidariedade Social, entre outras.
A construção de sinergias pode ser um fator muito importante para o sucesso de várias iniciativas individuais. O ato de cooperar é uma opção para o fortalecimento e a promoção daqueles que têm atividades comuns, independentemente da área de interesse, sendo mais fácil atingir o bem comum e simultaneamente a dinamização do território com vantagens para todos.
Teremos neste evento a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, cuja missão é reconhecer, promover, dinamizar e qualificar o setor da economia social. Manuel Maio abordará o tema “Economia Social: Inovação e Empreendedorismo Cooperativo” e a “CASES: Objeto, atribuições e programas destinados à ES (Microcrédito)”; A Coolabora, cooperativa de consultoria e intervenção social, tem como missão contribuir para o desenvolvimento das pessoas, das organizações e do território, através de estratégias inovadoras de promoção de igualdade de oportunidades, da participação cívica, da educação e formação e da inclusão social. Graça Rojão apresentará alguns projetos em curso; e a Produtos da Nossa Aldeia, Cooperativa Agrícola de Serviços e Artes de Miro, que tem como objetivo principal a dinamização da economia local, através do escoamento dos produtos agrícolas e da revitalização do artesanato. Vitor Andrade traz-nos a experiência vivida nesta cooperativa.
- Log in to post comments