Praia da Talhada

Coordenadas: 40° 34.174 N 8° 21.363W

Cache: Micro

Dificuldade: 4.5 Terreno: 1.5

Talhada é o nome duma aldeia na freguesia de Castanheira do Vouga, concelho de Águeda, mas, também, o nome de uma praia de interior, não oficial, que se situa na confluência do Rio Águeda e da Ribeira de Dornas.

A praia tem alguns açudes que originam superfícies de água significativas no verão, permitindo quer aos mais novos quer aos adultos usufruir da frescura da água. Existe um pequeno areal, churrasqueiras e mesas de merendas, além das sombras das árvores que pertencem à galeria ripícola. É um bom local para se fugir, no verão, do bulício das praias marítimas.

Como suporte às povoações locais, existiam 3 moinhos de água próximos, dos quais dois estão em ruínas e um está preservado e funcional. Todas as estruturas associadas ao moinho em funcionamento estão relativamente intactas e operacionais, como o açude e a levada de água para o moinho. Este espaço está um pouco afastado da praia de interior por uma ponte que cruza o rio, mas que acaba por constituir um complemento, garantindo um cenário geral que deslumbra quem o observa.

O percurso de kayak "Águeda Bravo" passa nesta praia pelo Rio Águeda, quando o mesmo apresenta um caudal de cheia, sendo uma aventura observar os praticantes desta modalidade a saltarem as cascatas e a contornar os obstáculos naturais com uma agilidade incrível.

Próximo desta praia estão as aldeias de Falgoselhe e da Igreja, sendo que esta última margina a Estrada Regional que liga Águeda ao Caramulo. Entre a praia da Talhada e a Igreja, encontra-se a fonte do Castilho, com água fresca e potável, revelando-se ouro no verão.

A Cache:

Esta é uma micro cache que contém um logbook e um micro-lápis.

Não é de fácil acesso, sendo que será necessário procurar em todos os recantos para a descobrir.

Esta cache faz ainda parte de uma "Rota dos Moinhos" em Águeda, o que significa que, embora individual e com coordenadas geográficas próprias sem qualquer relação com outras, esta cache está relacionada com os moinhos, possuindo um contexto ambiental semelhante.

"Rota dos Moinhos"

O moinho de água é característico do concelho de Águeda, nomeadamente das zonas serranas da região. É um marco distintivo na paisagem rural, evidenciando ao mesmo tempo a sabedoria e técnica popular no aproveitamento das potencialidades endógenas do seu meio envolvente.