Geoportal

logoAgueda

A Câmara Municipal de Águeda disponibiliza um novo espaço de conteúdos geográficos. Desenvolvido no âmbito do projeto PARNET-tic, e assente em software livre e de código aberto, o GeoPortal é um porto de disponibilização de conteúdos, noticias, informação geográfica, mapas e ainda serviços de carácter geoespacial. Dá expressão à Infra-estrutura de Dados Espaciais, procurando prestar serviços e informação geográfica com fiabilidade para suportar as necessidades dos cidadãos. Noutro domínio, pretende ser transversal quer à comunidade quer à Instituição – Câmara Municipal, para que as tomadas de decisão, o planeamento, e a gestão das tarefas diárias sejam suportadas por um conhecimento geográfico robusto e de confiança.

Os utilizadores podem consultar as noticias que são disponibilizadas na página principal e os conteúdos que estão dentro dos vários menus que se disponibilizam:

Inicio - Pagina principal do Geoportal, com as noticias e artigos mais recentes

Info – Informações, eventos e outros dados de carácter geoespacial

Informação Geográfica – Informação Geográfica em vários formatos

Contactos – Endereços e ligações úteis

Projetos - Projetos com participação da UT-SIG

O que se pode encontrar ou ver no GeoPortal: Informação Geográfica sob a forma de camadas de informação em mapas, de base cartográfica ou temática; Pesquisa de informação geográfica por consultas a tabelas de limites administrativos ou toponímia da rede viária; Serviços de Participação Pública sobre Planos Municipais de Ordenamento do Território e projectos autárquicos, de forma a que a comunidade reflicta os seus desejos e vontades, bem como de emissão de plantas de localização para fins distintos; Mapas temáticos ou de enquadramento; Atributos de várias entidades geográficas, como as valências, contactos e horários dos equipamentos de saúde; produtos, localização, de industrias e armazéns, etc... Informação sobre Geocaching, o jogo de caça ao tesouro com recurso ao Sistema de Posicionamento Global; Noticias, informação de caracter geoespacial, documentos e eventos.