Sobreiro de Belazaima do Chão

 

Sobreiro de Belazaima


GC1H1G2

Coordenadas: 40° 31.952 N 8° 21.696 W

Cache: Micro

Dificuldade: 1.5

Terreno: 1

Belazaima do Chão

O ser humano não vive só dos monumentos que projecta e elabora, com arte e conhecimento, mas também da monumentalidade natural da paisagem e da biodiversidade que ela contém.

O Sobreiro, Quercus suber L., de Belazaima do Chão é um desses exemplos, sendo um monumento vivo com 300 anos de idade. Viu crescer várias gerações de pessoas, passou por períodos históricos marcantes, e dentro da malha urbana testemunhou o seu desenvolvimento, em serenidade. É um motivo de orgulho para os habitantes desta freguesia, que na sua maturidade e saber são os guardiãos de um monumento vivo notável no seu porte, dimensão e longevidade.

No que se refere às dimensões do Sobreiro, temos um perímetro a 1,30 de altura de 4,05 metros, com uma espessa camada de cortiça, uma altura de 18 metros e uma copa de 26 metros nas direcções Norte-Sul e Poente-Nascente.

Perto do Sobreiro existe uma represa que acumula água da Ribeira de Belazaima, onde se pode pescar desde que com licença do Clube Zaima TT.

Belazaima do Chão é um ponto de partida para a serra do Caramulo por onde passam inúmeros praticantes de BTT e praticantes de ciclismo de lazer, com rotas a cruzar a aldeia. Existem também percursos de todo o terreno, tanto de motas de enduro como de Jeep.

Mais há para visitar e observar...

Convivam com a população, descubram as praias de interior, a gastronomia, entre outros prazeres.

A CACHE:

Este é uma micro-cache contendo o logbook, um micro-lápis e um pin.