Montedalcobar

geoalcobar

 

Montedalcobar

GC1NXF5

Coordenadas: 40° 37.278 N 8° 16.527 W

Cache: Pequena Dificuldade: 1.5

Terreno: 1

Por entre o xisto e o granito, em plena Serra do Caramulo, encontra-se a freguesia de Macieira de Alcôba no concelho de Águeda, originalmente designada por Montedalcobar.

Esta é uma região marcada pela própria história, costumes e tradições. Entre eles, o antigo uso feminino do capucho de lã ou de burel escuro ou preto, a saia rodada e a chinela, sem esquecer a distribuição do pão na mesa de granito após os funerais.

Ocupando uma zona de contacto de xisto ante-câmbrio com o granito, a localidade usou tradicionalmente estas rochas como materiais para as suas construções. A própria Igreja Paroquial é uma reconstrução essencialmente de granito, material da região. No seu interior, pode-se encontrar várias peças com origens em séculos passados, como o Calvário com Cristo e S. João em placa de calcário, a escultura da Virgem com o menino também em calcário e o púlpito de granito.

De difícil acesso em tempos não muito longínquos, Macieira de Alcôba ainda possui, no seio da comunidade, as suas tradições antigas, os aspectos linguísticos e as particularidades etnográficas que distinguem estas aldeia serrana na região em que se insere.

A par das características da sociedade e do próprio modo de vida comunitário que a caracterizava, esta aldeia insere-se num ambiente de beleza natural e paisagens deslumbrantes com as suas nascentes naturais e pequenas corgas que atraem o visitante a este lugar encantador.

A CACHE:

Esta é uma multi-cache que procura orientar os que a procuram num pequeno percurso pelos caminhos da aldeia. Ao chegar à entrada da aldeia, sugerimos que estaciones o carro junto da igreja, para que possas percorrer os trilhos da multi-cache a pé.

Cada ponto da cache é versado sobre três das principais características do modo de vida comunitário: a água, o sol e o pão.

O 1º ponto da cache constitui um pequeno cartão (tamanho cartão de crédito) com as coordenadas seguintes. O 2º ponto levar-te-á para o local onde o sol reina, sendo que o 3º ponto (e último) implica uma paragem para visitar a piscina natural de Macieira, local de rara beleza, antes de alcançares o tesouro.

Esta cache faz ainda parte de uma "Rota dos Moinhos" em Águeda, o que significa que, embora individual e com coordenadas geográficas próprias sem qualquer relação com outras, esta cache está relacionada com os moinhos, possuindo um contexto ambiental semelhante.

"Rota dos Moinhos"

O moinho de água é característico do concelho de Águeda, nomeadamente das zonas serranas da região. É um marco distintivo na paisagem rural, evidenciando ao mesmo tempo a sabedoria e técnica popular no aproveitamento das potencialidades endógenas do seu meio envolvente.

Pontos de interesse:

Aproveita ainda a tua passagem pela aldeia de Macieira de Alcôba para saborear a gastronomia típica no Restaurante local situado na antiga escola primária. Há ainda uma outra cache (GC1G2K9), no topo da aldeia, junta da Capela de Macieira, a partir de onde poderás admirar a vista privilegiada.

Poderás ainda conhecer a aldeia vizinha do Carvalho (onde existe uma outra cache), assim como a zona serrana que ultrapassa as fronteiras de Águeda e que te levará ao concelho vizinho (Tondela) e à Serra do Caramulo.