área inundável
Já imaginou ser avisado atempadamente que o arruamento, a sua casa, estabelecimento comercial ou outro bem pode ser inundado a partir de uma determinada hora? Isto claro, se estivermos a falar da zona inundável da cidade.
É para atingir esse objetivo que a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA), em cooperação com o Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) e a Câmara Municipal de Águeda, está a desenvolver um projeto de investigação científica e desenvolvimento tecnológico intitulado “Sistema de Previsão e Alerta de Inundações para a Zona Urbana de Águeda”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional- FEDER e pelo Programa Operacional Regional do Centro de Portugal 2020.
O projeto recorre às mais recentes tecnologias e conhecimentos em áreas do saber como a telemetria; a deteção remota por LIDAR – Light Detection and Ranging com suporte em veículos aéreos não tripulados, vulgarmente designados por drones; Big Data; e programação de aplicações web e mobile para atingir o seu objetivo, proteger pessoas e bens, minimizando os impactos diretos e indiretos que uma grande cheia acarreta.
O sistema de informação, sustentado por software de código aberto, recebe e processa dados meteorológicos e hidrométricos para que, conjuntamente com previsões de tempo e com o modelo digital de superfície (construído com os dados obtidos por LIDAR), se possam produzir mapas de previsão de inundação e níveis de alerta que serão disseminados via web, dispositivos móveis e por serviços de mensagem (SMS).
dados geográficos obtidos por LIDAR
Vamos aguardar pelo desenvolvimento e conclusão da plataforma FFAS (acrónimo do projeto em língua inglesa), e das ações de divulgação e formação previstas para uma utilização que nos pode resolver um problema clássico da cidade. Entretanto podemos ir acompanhando novas notícias e novos dados hidrométricos, meteorológicos e geográficos disponibilizados no sítio web do projeto.
dados da estação hidrométrica de Alhandra
Nota: Este projeto teve o apoio da UF de Águeda e Borralha para a instalação da estação hidrométrica
- Log in to post comments