O Serviço WebSIG Sobre O Plano Diretor Municipal Encontra-Se Disponível

Submitted by admin on Qui, 03/15/2012 - 11:03

pdm

Conforme é do conhecimento público, o Plano Diretor Municipal de Águeda foi publicado em Diário da República, no dia 1 de março de 2012, através do Aviso nº 3341/2012, e entrou em vigor no dia 2 de março.

Com o objetivo de divulgar e informar todos os cidadãos, técnicos, empreendedores, entidades públicas, entre outros interessados, a Câmara Municipal de Águeda disponibiliza um serviço de características geoespaciais, via internet, que expõe o Plano Diretor Municipal sob várias camadas de informação geográfica.

O serviço foi desenvolvido com recurso exclusivo a software livre e de código aberto, seguindo a linha adotada pela autarquia para uma melhor gestão dos recursos públicos.  Apresenta-se como uma ferramenta importante para um bom conhecimento e para uma gestão eficiente do território por parte de todos os intervenientes na dinamização do mesmo.

Para assegurar um melhor enquadramento com o território disponibilizam-se imagens aéreas (ortofotomapas) e um mapa comunitário com origem no OpenStreetMap, cuja informação e dados georreferenciados resultam dos contributos de pessoas de todo o mundo. Estas camadas base estão mais atualizadas que a cartografia que serviu para a elaboração do Plano Diretor Municipal, pelo que se entendem como um auxiliar adicional na compreensão do uso do solo aprovado, na observação das condicionantes e navegação pelo território concelhio.

Para uma leitura mais eficaz aconselha-se a não ligar todas as camadas de informação em simultâneo e a usar as ferramentas disponíveis, como o serviço de pesquisa para uma navegação rápida pelo território, a barra de transparência (aplicada à camada selecionada), a medição de distâncias e áreas, a barra de aproximação e afastamento e a consulta ao regulamento.

Para consultar o Plano Diretor Municipal de Águeda selecione neste Geoportal, sob o menu Mapas o Plano Diretor  Municipal.

A Divisão de Serviços de Informação Geográfica (dv-sig@cm-agueda.pt) agradece todas as sugestões que os utilizadores queiram apresentar para a melhoria do serviço prestado.